Entrevista com Artenarede - 08/03/2003

 

Transcrição da entrevista concedida pelo Artenarede ao jornal A Voz da Serra, de Friburgo, publicada em 08/03/2003.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ketty Bertoncini 

Artenarede cria um museu real a partir de um espaço virtual

 

Exposição na Acianf até 11 de março

 

O Artenarede (www.artenarede.com.br) está apresentando a 1ª Mostra Itinerante do Museu Artenarede, com parte das peças doadas por artistas cadastrados no site. Esta 1ª Mostra acontece na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), localizada à Av. Alberto Braune, 111, Centro, até o próximo dia 11.


A empresa friburguense Artenarede está formando um grande acervo virtual, com milhares de obras catalogadas via Internet, obras essas de centenas de artistas plásticos oriundos de todos os cantos do Brasil e de vários países, destacando-se Portugal. “O acervo do Museu Artenarede está sendo constituído de obras doadas e previamente catalogadas por artistas cadastrados no site da empresa, gerando assim um fato inédito nesta área: ao invés de se criar um site – espaço virtual – representativo de um museu real, está se criando um museu real a partir de um espaço virtual”, explicam seus criadores, Catherine Beltrão e Julio Latini. Vale lembrar que o Artenarede promoveu uma bem-sucedida exposição em maio do ano passado, também na Acianf.

 

Os artistas que participam da mostra e suas obras

 

Obra de Lenagal:
"Dor silenciosa", ast, 2002

Lenagal nasceu em São Miguel, Açores. Realizou várias exposições na Europa e nos Estados Unidos. Sua temática é o universo feminino, utilizando cores quentes e vibrantes. A obra “Dor Silenciosa” é fantástica, extremamente forte, dilacerante. Os olhos fechados avistam uma dor interior intensa, do tamanho do campo que se perde no horizonte. A boca retorcida não sabe ou não precisa mais sorrir. Tudo é angústia, tudo é sofrimento.


Obra de Edith Blin:
"Negra com lençol azul", ost, 1943

 

 

Edith Blin nasceu em Pontorson/Normandia, França. Expôs na França e no Brasil, sendo sua temática preferida a figura humana. Autodidata, tem estilo inconfundível, expressando emoção e sentimento em suas obras.O quadro “Negra com lençol azul” (1943 - ost - 65 x 50cm) retrata a altivez majestosa da mulher negra.

 

 

Obra de Catia Garica:
"Intimidade", ast, 2001
Catia Garcia nasceu em São Paulo. Sua obra é bastante eclética, abordando temas variados, mas sempre mantendo muita feminilidade e delicadeza em seus traços. Na obra “Intimidade” (2001 - ast - 100 x 150cm), o espírito da alma feminina está traduzido nas cores lunares e marinhas, buscando a transparência necessária ao sonho.

 


Obra de Luiza Caetano:
"Frida Kahlo e Diego Rivera", ost, 2000
Luiza Caetano nasceu em Venda do Pinheiro-Mafra, Portugal, e iniciou suas exposições em 1988, na Galeria de Arte do Casino Estoril. Aborda o gênero naïf, não se prendendo a temas específicos. Em “Frida Kahlo e Diego de Rivera” (2000 - ost - 45 x 61xm),três grandes artistas ficam patenteados: os mexicanos Diego de Rivera e Frida Kahlo e a portuguesa Luiza Caetano. Trata-se de uma obra muito importante, contundente.

 

 


      Em outubro de 1999, a professora da Universidade Estácio de Sá de Nova Friburgo, Catherine Beltrão, engenheira de sistemas e mestre em informática pela PUC/RJ, possuindo conhecimentos na área de artes plásticas, sugeriu a alguns alunos,como projeto final, o desenvolvimento de um portal de artes plásticas, centrado na catalogação de obras de arte. A idéia deu tão certo, que,hoje, ela e Julio Cesar Latini Stutz, analista de sistemas e mestrando na UERJ/Nova Friburgo,são os sócios que tocam o projeto. Em outubro de 2000, após dezenas de reuniões e milhares de horas trabalhadas, entrou no ar o "Artenarede - o seu site de Artes". Após muito trabalho, o Artenarede torna-se uma empresa nascente no Programa de Incubadora de Empresas, e instalando-se a partir de julho, no prédio da Incubadora do Instituto Politécnico da Uerj em Nova Friburgo. Com milhares de visitas mensais, o site tem como colaboradores  Flavia Portela, Levi P. da Veiga,  Luiz Carlos Prestes Filho, Mariana Latini, Sonia Guaraldi e Wanderson Berbert. Destacam-se ainda os clientes fundadores Adair A. Costa (RJ), César Carvalho (BA), Dalva Hosannah (RJ), Débora Giestas (ES), Francischetti (RJ), George Pinto (RS), Glaucia Scherer (RS), Lena Gal (Portugal), Luiza Caetano (Portugal), Malou Pombo (SP), Marcellux (Argentina), Rosane Santos (RJ), Sirlane Fernandes (ES), Sonia Guaraldi (RJ), Sonia Thomaz (RJ) e Tania Leal (RJ).


     Para os artistas o Artenarede, sem dúvida, representa um precioso espaço de exposição e vendas. "Considero a Internet a maior e a mais abrangente ferramenta do Homem a todos os níveis. Destacando o imenso universo Cultural e científico que nos permite no instante ligarmo-nos, conhecermos, estabelecermos todos os líames humanamente possíveis (ou mesmo impossíveis) . O homem está mais rico. Muito mais rico se souber utilizar este veículo poderoso ( e alguns nem se apercebem disso)", enfatiza uma das expositoras, a portuguesa Luiza Caetano.
 


Museu Artenarede
 


      O projeto "Museu Artenarede", espaço real criado a partir do espaço virtual, começou em 1º de junho de 2002. Em menos de um ano está sendo realizada a primeira mostra deste projeto.


         Eis alguns artistas que já  doaram uma obra para o Museu Artenarede: Adair A. Costa, do Rio de Janeiro; Catia Garcia, de São Paulo; Débora Giestas, do Espírito Santo; Edith Blin, da França; Fausta Giusti Sidoni, do Rio de Janeiro; Imelda Marcos, do Rio de Janeiro; Ivan Blin, do Rio de Janeiro; Lenagal, de Portugal;. Luiza Caetano, de Portugal; Malou Pombo, de São Paulo; Sirlane Fernandes, do Espírito Santo;  Tamanduá, do Rio de Janeiro; Théta C. Miguez, de São Paulo e Venicio Alves Nogueira, de Minas Gerais.


    Para fazer a doação de obras o  endereço para remessa é: ARTENAREDE  a/c Catherine Beltrão - Caixa Postal 89689  Centro CEP: 28610-190  Nova Friburgo  RJ. A obra deve ser enviada sem moldura, por sedex a cobrar: o Artenarede irá arcar com as despesas de postagem.

 

 
Clique e leia comentários sobre esta notícia ( 1 )

Home - Quem somos - Obras - Regulamentos - Faq's - Fale conosco
Como anunciar - Artistas - Mural - Jogos - Link's - Livro de visitas
www.artenarede.com © 2008