Institucional Quem Somos Regulamentos Como anunciar FAQ's Fale Conosco



Quem somos

O site www.artenarede.com.br é um dos produtos desenvolvidos pela ARTENAREDE, empresa que participou do Programa de Incubadora de Empresas da UERJ, de 2002 a 2007.

Este site é direcionado para os artistas plásticos e visa a catalogação, a divulgação e a comercialização de suas obras, além de serviços de comunicação e entretenimento.

O site coloca à disposição dos artistas plásticos um serviço de catalogação de obras via Internet, em que eles mesmos efetuam a catalogação de suas obras e sua permanente atualização. Dotada de uma interface muito amigável, o artista não precisa de um especialista em informática para efetuar este registro.

Cada artista que cataloga suas obras no site tem direito a uma homepage padrão, onde ele irá disponibilizar seu currículo, além das obras que catalogou.

Além da catalogação e da homepage padrão, vários serviços de divulgação constam do site: o envio de cartão virtual, em que é utilizada a imagem da obra do artista para ilustrar o cartão virtual a ser enviado; a impressão de calendário, em que a obra do artista é utilizada para se imprimir um calendário personalizado; a impressão de papel de carta, em que também a imagem da obra do artista serve de ilustração no papel de carta impresso; a impressão de cartão de visita, que segue o mesmo pocesso. Estas formas de divulgação são inovadoras na medida que oferecem ao cliente novas formas de divulgar seu trabalho.

Outro serviço do sistema, o de comercialização, disponibiliza para as partes envolvidas - vendedor e comprador - um espaço para a negociação da transação. Neste, a inovação fica por conta do respeito à Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98, que reza em seu art.38, "O autor tem o direito, irrenunciável e inalienável, de perceber, no mínimo, cinco por cento (5%) sobre o aumento do preço eventualmente verificável em cada revenda de obra de arte ou manuscrito, sendo originais, que houver alienado." Vale ressaltar que atualmente esta cláusula não é respeitada no mercado de arte tradicional.

Outros serviços também estão disponíveis no site: ao se cadastrar, o usuário estará automaticamente inscrito na mala direta para recebimento de Newsletters - boletins periódicos - do site. Mas se preferir, ele pode cancelar este serviço. O artista também tem a sua disposição um serviço de Noticiário, em que ele pode divulgar seja sua exposição, seja sua participação em salão ou ainda sua palestra.

Para o usuário artista plástico cadastrado e para os que não são artistas mas exercem atividades afins, existe também a seção de Classificados, onde são divulgados os serviços/produtos que oferecem: molduras, telas, tintas, pincéis, cursos, oficinas, restaurações, só para citar alguns.

O site também oferece uma seção de entretenimento, através de seu link Jogos. Nela, qualquer internauta visitante tem acesso a dois tipos de jogos - quebra-cabeça e jogo da memória -, feito com imagens das obras catalogadas, o que contribui também para a divulgação da obra do artista cadastrado.

A integração destes vários serviços fazem deste site um produto inovador em vários aspectos, que vão da catalogação interativa à divulgação das obras dos artistas, fazendo valer o respeito aos seus direitos autorais por ocasiaõ de sua comercialização, sem esquecer da parte lúdica, jornalística e de comunicação com o público visitante.

O site www.artenarede.com.br iniciou o 1º semestre de 2008 com mais de 4.300 obras catalogadas de 155 artistas diferentes. Possui clientes cadastrados de todos os estados do Brasil e de mais 8 países, notadamente Portugal. Mais de 5.000 cartões virtuais já foram enviados com imagens de obras catalogadas no site e mais de 1.500 comentários constam dos seus Livros de Visitas.

Agradecimentos:

O site artenarede.com.br não teria sido possível sem a contribuição de

Filipe Schuenck de Faria
Julio Cesar Latini Stutz
Wanderson Berbert

Clientes Fundadores*:

Adair A. Costa (RJ), César Carvalho (BA), Dalva Hosannah (RJ), Débora Giestas (ES), Edith Blin (França), Francischetti (RJ), George Pinto (RS), Glaucia Scherer (RS), Lena Gal (Portugal), Luiza Caetano (Portugal), Malou Pombo (SP), Marcellux (Argentina), Rosane Santos (RJ), Sirlane Fernandes (ES), Sonia Guaraldi (RJ), Sonia Thomaz (RJ) e Tania Leal (RJ).

* Cliente Fundador: quem "veste a camisa" do site desde o seu início, tendo catalogado mais de 50 obras até 31.07.2002.

Home - Quem somos - Obras - Regulamentos - Faq's - Fale conosco
Como anunciar - Artistas - Mural - Jogos - Link's - Livro de visitas
www.artenarede.com © 2008