O rosa e o azul de Picasso

Em tempos do azul e do rosa, ainda prefiro as fases azul e rosa de Picasso.

azuis-picasso-mother-and-child-1902

“Mãe e criança”, de Pablo Picasso. 1902

Primeiro veio a azul. A fase azul de Pablo Picasso decorreu entre 1901 e 1904. O nome da fase representa o predomínio do pigmento utilizado levando a uma pintura quase monocromática.

azuis-picasso-a-tragedia-1903

“A tragédia”, de Pablo Picasso. 1903.

azuis-picasso-o-mendigo-e-o-menino-1903

“O mendigo e o menino”, de Pablo Picasso. 1903.

As obras da fase azul foram realizadas em Barcelona e Paris. Percebe-se uma sensação de depressão nas pinturas. Os temas predominantes são os ladrões, meninas de rua, velhos e doentes, abandonados, prostitutas e mãe com crianças. Picasso atravessava uma época de dificuldades econômicas. Ele começa a se afastar da pintura acadêmica e trilhar seu caminho, admitindo referências a Courbet, Degas e Toulousse-Lautrec. Houve também influência da literatura catalã clamando por justiça social. O repertório é restrito: Picasso retratou o cotidiano, trabalhando com figuras sentadas e cenas com duas pessoas com os braços cruzados. A melancolia é a principal característica desta fase. Azul representa a melancolia, a solidão, o abandono, a morte e, também, o erotismo.

azuis-picasso-o-velho-guitarrista-1903

“O velho guitarrista”, de Pablo Picasso. 1903.

A morte de seu amigo, o pintor espanhol Carlos Casagenas, por suicídio aos 21 anos, teria contribuído para o desenvolvimento da fase azul.

azuis-picasso-la-celestina

“A Celestina”, de Pablo Picasso. 1904.

A fase azul se estende até 1904, quando Picasso conhece Fernande Olivier, uma modelo por quem se apaixona. Aí se inaugura a fase rosa, que dura até 1906.

Rosa_Maternidade_1905

“Maternidade”, de Pablo Picasso. 1905.

Depois da melancolia da fase azul, Picasso mudou o tema de seus trabalhos, passando a representar as figuras de circo, mulheres e figuras eróticas.

Rosa_Mother-and-child-Baladins

“Mãe e criança (Baladins)”, de Pablo Picasso. 1905.

Em abril de 1904, mudou-se para Paris e inaugurou seu atelier em Montmartre,  mais precisamente no Bateau-Lavoir, entre poetas e escritores boêmios.  Entre eles, estavam André Salmon,  um famoso poeta da época e Guillaume Apollinaire, escritor e poeta, e também Fernande Olivier, seu primeiro e verdadeiro amorFez uma exposição e colecionadores compraram suas obras com grande melhora em sua situação financeira.

Rosa_Meninocomcachimbo_1905

“Menino com cachimbo”, de Pablo Picasso. 1905.

Uma das mais importantes obras da fase rosa é “Menino com o cachimbo”.  O quadro foi feito em homenagem a dois amigos que na época eram fãs incondicionais do poeta Arthur RimbaudO quadro foi inspirado no poema que Rimbaud ganhou do amante Paul Verlaine – Crimen Amoris. O poema fala de uma seita de jovens que escolhem o mais bonito de todos e o coroa com rosas.

Em 2004, esta obra foi a leilão na Sotheby’s e ultrapassou US$ 104 milhões.

Rosa_Familia_de_Saltimbancos

“Família de Saltimbancos”, de Pablo Picasso. 1905.

Posteriormente Picasso revela que o seu famoso quadro “As meninas de Avignon” foi inspirado em Fernande. Juntos eles vivem um romance, por 7 anos.

azuis-picasso-les-demoiselles-de-avignon

“Les demoiselles d’Avignon”, de Pablo Picasso. 1907.

As fases azul e rosa de Pablo Picasso mostram a sua transição da pintura acadêmica para o cubismo, movimento artístico em que foi um dos fundadores.

Azul e rosa. Particularmente, não tenho preferência. Para mim, são dessas duas fases as obras mais significativas de Picasso.

Autor: Catherine Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>