Fadas de ferro

Da fada de “Cinderela” à fada “Sininho” de “Peter Pan“, estes seres mitológicos saltitam por entre as árvores e flores de nossa imaginação. Crianças ou não, as fadas se fazem presentes em alguns momentos de nossa existência, tocando nossos corações e mentes com suas varinhas de condão abençoadas.

Robin1

Em 1920, duas pequenas garotas fotografaram fadas no fundo do jardim da casa onde moravam. A notícia se espalhou na época e apesar de tanto as fotos como os fatos não serem reais, a história alimentou a imaginação de diversas pessoas, que passaram a acreditar nas pequeninas fadas.

Robin3

Mas nunca ninguém teria imaginado que pudessem existir fadas de ferro!

Robin5

Um dia, mais precisamente em 2010, o engenheiro Robin Wight, resolveu criar esculturas com fios de arame galvanizados representando fadas. Abaixo, o relato do engenheiro/artista:

Robin6“Meu nome é Robin Wight e provavelmente me descreverei mais como designer e não como artista. Minha carreira sempre foi na fabricação, resolvendo problemas práticos através do design. Minha filosofia é, obter o design certo e os fluxos estéticos do projeto (a forma segue a função). Eu fui um artista amador toda a minha vida e fazer fadas de fio ainda é (tecnicamente) apenas um hobby (estou trabalhando nisso!).

Robin2Em cada fada, tento aplicar critérios de design, incluindo uma história, movimento, alguma ilusão visual, emoção e forças naturais. 

À medida que meus novos projetos se desenvolvem, eu também gostaria de criar uma visão nova e contemporânea das fadas, evitando os clichês e espero que, como resultado, entregue um equilíbrio da fantasia infantil tradicional, com a estética de uma forma feminina enrolada em torno de um tipo de ação persona.

Foi ao consertar uma cerca que a ideia de fio como meio escultural me impressionou. O fio é perfeito para o escultor amador. É barato, é acessível a todos, não exige processos de soldagem ou especiais e é praticamente ilimitado no que você pode produzir. É como argila metálica. Tudo o que você precisa é uma bobina de fio, um par de alicates e sua imaginação.

Robin8Como não é como eu ganho a vida, na verdade não tenho tempo para possuir representações e prefiro continuar projetando e criando novas, mas eu vendo a maioria dos que eu faço.

Estou totalmente espantado e encantado com a popularidade do FantasyWire e é um testemunho dos benefícios das mídias sociais de que um amador completo como eu pode conseguir seu trabalho compartilhado e visto por tantas pessoas. Então, obrigado por transformar meu hobby em um negócio de conto de fadas / família.

A pergunta mais comum que perguntei é “Como você começou?” Se você gostaria de saber a resposta para isso e como o FantasyWire surgiu, baixe The Fairytale, que lhe dará toda a história.”

Robin7

Em várias de suas esculturas, Robin inseriu “dandelions” (dentes de leão) às suas fadas de ferro, tornando-as ainda mais belas e etéreas…

Robin9

Vídeo com uma fada e um “dandalion”…

 Autor: Catherine Beltrão

Uma opinião sobre “Fadas de ferro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>