Arte na areia

Nem toda arte é eterna e sobrevive por séculos.  A arte na areia é uma arte efêmera, que consiste em desenhar sobre a areia molhada à maré baixa. Pode ser praticada sobre pequenas ou grandes superfícies.

Neste post, apresento dois artistas que criam obras de arte na areia: Jben e Andres Amador.

Areia_Jben1

Obra de Jben

Jehan-Benjamin, Mais conhecido com Jben,  pratica a arte na areia deste 2014.

Seus desenhos medem cerca de 45m de diâmetro e podem passar de 100m de envergadura.

Areia_Jben2

Obra de Jben

Equipado de seus ancinhos e de seu drone, Jben percorre principalmente as praias do sudoeste da França, para realizar fantásticos desenhos que, em seguida, são fotografados e filmados, para deleite de suas redes sociais.

Areia_Jben3

Obra de Jben

Antes uma paixão, a arte na areia tornou-se, desde 2016, a atividade principal de Jben, que cria sobre a areia  desenhos personalizados, e também realiza oficinas de iniciação para particulares, associações e até mesmo, empresas.

Areia_Jben4

Diz Jben:

Parece que a Terra é mais bonita vista do alto, tentarei então compartilhar com vocês minha arte efêmera vista do céu!

Um outro grande artista de desenhos na areia é o paisagista Andres Amador, natural de São Francisco, Califórnia.

Areia_Amador4

Obra de Andres Amador

Ao invés de comprar uma tela e pintá-la em casa, o artista passa os dias na praia esculpindo e usando a areia como sua própria tela.

Areia_Amador1

Obra de Andres Amador

Mesmo com todo o trabalho, ele sabe que dentro de algumas horas sua obra prima não estará mais por lá, devido à água do mar que pode apagá-la. Por isso, Andres está sempre atento à maré, certificando-se de que esteja baixa quando for desenhar.

Areia_Amador3

Obra de Andres Amador

Suas imagens chegam a 500 metros, e são maravilhosas quando vistas de cima. Para completá-las, o artista conta com a ajuda de voluntários, além de promover workshops com certificados, estando sempre aberto para ensinar suas técnicas.

Areia_Amador2

Obra de Andres Amador

E, mais uma vez, temos aqui um exemplo de como a tecnologia está a serviço da arte. Se não fossem os drones, dificilmente estes artistas de arte tão efêmera poderiam criar tais obras e, menos ainda, estaríamos apreciando estas maravilhas junto ao mar…

Autor: Catherine Beltrão

2 opiniões sobre “Arte na areia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>